Questão: 2555550

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SEPLAG - CE

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - SEPLAG-CE - Analista de Gestão Pública - Área de Atuação: Gestão e Desenvolvimento de Pessoas |

Em relação ao equilíbrio organizacional e à liderança, julgue o próximo item. Para que o equilíbrio organizacional seja mantido, a instituição oferece incentivos, tais como salários, benefícios, gratificações, elogios, oportunidades de crescimento, ao mesmo tempo em que o trabalhador, em troca, oferece empenho e dedicação ao trabalho.

2555550 A

O equilíbrio dentro da organização é sustentado por uma troca entre a instituição e seus colaboradores. A organização fornece incentivos como remuneração, benefícios, gratificações, reconhecimento e oportunidades de desenvolvimento, enquanto os trabalhadores, em retorno, dedicam seu esforço e comprometimento ao trabalho. Esse equilíbrio é essencial para assegurar a motivação dos colaboradores e a eficiência organizacional, promovendo um ambiente de trabalho positivo e produtivo.

Questão: 2529328

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CNJ

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - CNJ - Técnico Judiciário - Área Administrativa |

Em relação a comprometimento, constituição de equipes, gestão do conhecimento e qualidade de vida no trabalho, julgue o item seguinte. Dada a crescente emergência de transtornos mentais relacionados ao trabalho, na atualidade, no tocante às ações para a melhoria da qualidade de vida no trabalho, devem-se priorizar mais os aspectos de saúde mental dos colaboradores do que a saúde física.

2529328 B

Realmente, a saúde mental tem recebido uma atenção crescente nos últimos anos, especialmente em função do aumento de questões como estresse, depressão e ansiedade no local de trabalho. Entretanto, a afirmação de que a saúde mental deve ser priorizada em detrimento da saúde física é equivocada. A qualidade de vida no trabalho (QVT) deve ser abrangente e equilibrada, levando em conta tanto os aspectos mentais quanto os físicos, reconhecendo a importância de ambos.

Programas eficazes de QVT devem incluir iniciativas que promovam:

– A redução do estresse e da carga mental
– A promoção de atividades físicas e a ergonomia no ambiente de trabalho
– Incentivos para uma alimentação saudável
– A oferta de apoio psicológico
– A criação de um ambiente de trabalho seguro e acolhedor

Questão: 2529327

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CNJ

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - CNJ - Técnico Judiciário - Área Administrativa |

Julgue o próximo item, acerca de gestão estratégica de pessoas, treinamento e desenvolvimento, indicadores de desempenho e gestão por competências. Para que se alcancem impactos positivos significativos no desempenho organizacional, as ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas devem-se ater às necessidades individuais.

2529327 B

O enunciado da questão aborda a relação entre treinamento e desenvolvimento de pessoas e seu impacto no desempenho organizacional. A afirmação sugere que, para obter resultados positivos significativos no desempenho da organização, as ações de treinamento e desenvolvimento devem se concentrar apenas nas necessidades individuais.

Entretanto, uma abordagem eficaz para o treinamento e desenvolvimento deve levar em conta tanto as necessidades dos colaboradores quanto as da organização. Isso se deve ao fato de que o alinhamento entre os objetivos individuais e os da empresa é fundamental para otimizar o desempenho geral da organização.

Se o treinamento e desenvolvimento se concentrarem unicamente nas necessidades individuais, existe o risco de não atender às exigências estratégicas da organização, o que pode levar a um desalinhamento que compromete o desempenho organizacional.

Questão: 2529325

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CNJ

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - CNJ - Técnico Judiciário - Área Administrativa |

Julgue o próximo item, acerca de gestão estratégica de pessoas, treinamento e desenvolvimento, indicadores de desempenho e gestão por competências. Na formulação de processos de gestão de pessoas por competências, devem-se priorizar a estrutura organizacional, em vez dos macroprocessos empresariais, e a estrutura de cargos, em vez da complexidade das atribuições exercidas pelos colaboradores.

2529325 B

A questão afirma que, ao desenvolver processos de gestão de pessoas por competências, deve-se dar prioridade à estrutura organizacional em detrimento dos macroprocessos empresariais. No entanto, a gestão por competências concentra-se na identificação das competências essenciais para o sucesso dos processos empresariais, assegurando que os colaboradores as possuam. Dessa forma, o foco deve ser nos macroprocessos empresariais, que englobam os principais fluxos de atividades responsáveis pelo alcance dos objetivos estratégicos da organização.

O enunciado também sugere priorizar a estrutura de cargos em vez da complexidade das tarefas realizadas pelos colaboradores. Contudo, na prática da gestão por competências, a ênfase recai sobre as atribuições e responsabilidades de cada função, assim como nas competências necessárias para desempenhá-las. Dessa forma, deve-se priorizar a complexidade das tarefas, pois as competências são determinadas com base nas reais exigências do trabalho, e não apenas pela posição hierárquica.

Em síntese, a questão está incorreta, pois, na gestão por competências, o foco deve estar nos macroprocessos empresariais e na complexidade das tarefas, e não na estrutura organizacional ou de cargos. Esse alinhamento permite que a organização desenvolva as habilidades essenciais para atingir seus objetivos estratégicos de forma mais eficaz.

Questão: 2519248

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Câmara de Maceió - AL

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - Câmara de Maceió - AL - Apoio Administrativo |

No que se refere a liderança, gestão da mudança e qualidade de vida, julgue o próximo item. A nova realidade social, caracterizada pelo aumento da expectativa de vida, por maior tempo de vida dedicado a atividades produtivas, por uma maior consciência do direito à saúde, bem como por novos hábitos e estilos comportamentais, responsabilidade social e compromisso com o desenvolvimento sustentável, evidencia que a qualidade de vida no trabalho é uma necessidade e não mero modismo pós-industrial.

2519248 A

A afirmação está correta, pois descreve como a nova realidade social, caracterizada pelo aumento da expectativa de vida, mais tempo dedicado ao trabalho, maior conscientização sobre o direito à saúde, novos hábitos comportamentais, responsabilidade social e compromisso com a sustentabilidade, torna evidente que a qualidade de vida no trabalho é essencial. Essa visão contemporânea mostra que a QVT não é mais apenas uma tendência pós-industrial, mas uma necessidade concreta para garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores e promover um ambiente de trabalho produtivo e sustentável.