Questão: 2407735

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: APEX Brasil

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - APEX Brasil - Analista - Aquisições e Jurídico |

Lucas é um economista conhecido no mercado financeiro por sua competência profissional. Ao ter conhecimento desse fato, o CEO da empresa X demonstrou interesse na integração de Lucas a sua equipe de trabalho. Após entrevistas e alinhamentos, ficou a cargo do departamento de recursos humanos (DRH) da empresa X negociar o salário que seria pago a Lucas. Sabendo que estava sendo disputado no mercado de trabalho, Lucas fixou uma pretensão salarial bastante ousada, pois sabia que haveria uma contraproposta de redução do valor do salário. Partindo para a negociação, o responsável pelo DRH da empresa X apresentou-lhe uma contraproposta com um valor 30% menor que a pretensão apresentada por Lucas, tendo oferecido a este o prazo de 10 dias para aceitar ou rejeitar a proposta da empresa. Na situação hipotética precedente, a técnica de negociação

2407735 B

Negociação Distributiva: Esse tipo de negociação envolve uma disputa entre as partes por um recurso limitado, geralmente levando a um resultado de ganha-perde, ou seja, o ganho de uma parte representa diretamente a perda da outra. Essa característica é evidente na abordagem do DRH, que define um prazo final para aceitação ou recusa, pressionando Lucas a tomar uma decisão limitada.

Negociação Integrativa: Também chamada de negociação “ganha-ganha”, visa encontrar soluções que beneficiem ambas as partes, concentrando-se em interesses comuns e na geração de valor para todos. Este não é o caso aqui, pois o DRH impôs uma condição que restringe as escolhas de Lucas.

Questão: 2371298

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: INPI

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - INPI - Analista De Planejamento, Gestão E Infraestrutura Em Propriedade Industrial – Área: A1 – Gestão E Suporte – Formação: Administração |

Julgue o próximo item, relativo à gestão de pessoas. Consoante o modelo contingencial, o desenho do cargo organizacional encerra-se na análise da variedade das habilidades exigidas, na autonomia do ocupante para executar o trabalho e na sua identificação com a tarefa.

2371298 B

Para uma compreensão mais aprofundada, vamos analisar o conceito do modelo contingencial e os aspectos envolvidos no desenho de cargos. O modelo contingencial propõe que não existe uma única forma ideal para estruturar uma organização ou uma função. Ao contrário, a estrutura deve ser influenciada por diversos fatores, como o ambiente externo, a tecnologia empregada e as características da equipe de trabalho.

No que diz respeito ao desenho de cargos, a questão menciona três fatores: variedade de habilidades, autonomia e identificação com a tarefa. Embora esses fatores sejam significativos, o desenho de cargos abrange aspectos ainda mais amplos.

Vamos detalhar cada um dos pontos mencionados:

– Variedade das habilidades: Refere-se à gama de competências que o cargo exige do ocupante. Ambientes que demandam múltiplas habilidades tendem a proporcionar maior satisfação no trabalho.

– Autonomia: Diz respeito ao nível de liberdade e independência que o ocupante do cargo possui para realizar suas atividades. Um maior grau de autonomia pode elevar a motivação e o desempenho.

– Identificação com a tarefa: Refere-se ao quanto o ocupante do cargo se reconhece e atribui significado ao seu trabalho. Isso pode intensificar o comprometimento com a função.

Esses três fatores são relevantes, mas não esgotam o que é considerado no desenho de cargos. Outros elementos importantes incluem:

– Significado da tarefa: A importância percebida do trabalho realizado.

– Feedback: As informações que o ocupante do cargo recebe sobre seu desempenho.

– Condições físicas e ambientais: O ambiente de trabalho e os recursos disponíveis.

Dessa forma, a afirmação de que o desenho de cargos se limita apenas aos aspectos mencionados (variedade de habilidades, autonomia e identificação com a tarefa) é incorreta. O desenho de cargos é um processo mais abrangente que considera uma variedade maior de fatores, visando garantir que a função seja projetada para atender efetivamente às necessidades da organização e de seus colaboradores.

Questão: 2353800

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CNPQ

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - CNPQ - Analista em Ciência e Tecnologia Pleno I - Especialidade: Administração de Pessoal |

Considerando métodos, estratégias e tendências em treinamento, desenvolvimento e educação, julgue o item a seguir. O diagnóstico de necessidades de treinamento tem por objetivo avaliar ou prognosticar necessidades de treinamento, de modo a facilitar o desenho de ações de aprendizagem para o atendimento de tais necessidades, transformadas em objetivos instrucionais.

2353800 A

A assertiva é correta porque:

– O diagnóstico das necessidades de treinamento efetivamente analisa e prevê as demandas de capacitação.
– Esse diagnóstico ajuda a elaborar ações de aprendizagem que estejam em sintonia com as necessidades identificadas.
– As necessidades identificadas são convertidas em objetivos instrucionais, que são fundamentais para garantir a eficácia dos programas de treinamento.

Questão: 2353799

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CNPQ

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - CNPQ - Analista em Ciência e Tecnologia Pleno I - Especialidade: Administração de Pessoal |

Considerando métodos, estratégias e tendências em treinamento, desenvolvimento e educação, julgue o item a seguir. Ao definir um curso de ação para o seu crescimento na carreira, o profissional está construindo uma trilha de aprendizagem, concebida a partir de suas conveniências e necessidades, sem, contudo, considerar as expectativas da organização e as competências que ele já possui.

2353799 B

A afirmação da assertiva está equivocada por duas razões principais:

– Ao elaborar uma trilha de aprendizagem, é fundamental considerar as expectativas da organização. Desenvolver um profissional sem que isso esteja alinhado aos objetivos da empresa não é viável.
– A trilha de aprendizagem deve levar em conta as competências que o profissional já possui. Esse conhecimento prévio é essencial para identificar lacunas e evitar sobreposição no processo de formação.

Portanto, o item está incorreto, pois ignora a relevância das expectativas organizacionais e das competências já adquiridas. Esses elementos são vitais para um planejamento eficaz que promova o desenvolvimento tanto do profissional quanto da organização.

Questão: 2340423

     Ano: 2023

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TC-DF

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2023 - TC-DF - Analista Administrativo de Controle Externo |

A respeito de aspectos ligados a motivação, liderança, capacitação, gestão do desempenho e gestão por competências, julgue o item subsequente. O processo de capacitação — ou treinamento e desenvolvimento — é composto por etapas, sendo a primeira delas a avaliação de necessidades, que é considerada uma das mais importantes, pois é a partir dela que se desenha a ação de treinamento.

2340423 A

A questão indica que o processo de capacitação é formado por etapas, sendo a primeira delas a avaliação de necessidades, a qual é considerada uma das mais importantes, pois serve como base para o planejamento da ação de treinamento. Essa afirmação está correta. A avaliação de necessidades é, de fato, a etapa inicial e essencial para garantir o sucesso do treinamento. Sem essa avaliação, os programas de treinamento podem não focar nos aspectos críticos que necessitam de desenvolvimento, o que pode levar ao desperdício de recursos e tempo.