Questão: 1871762

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: IBAMA

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - IBAMA - Analista Administrativo |

No tocante às políticas e práticas de gestão de pessoas, julgue o item que se segue. Trabalho híbrido (presencial e remoto), horários flexíveis e semana condensada são exemplos de tendências da gestão de pessoas no setor público brasileiro.

1871762 B

A afirmação está incorreta. Embora o trabalho híbrido seja, de fato, uma tendência, a implementação de horários flexíveis e semanas de trabalho condensadas não se alinha com a indisponibilidade do interesse público. Um servidor não pode se ausentar do trabalho alegando que já completou sua carga de trabalho, o que, por exemplo, permitiria a redução da carga horária do expediente. Essa questão é regida por lei, e a regulamentação não pode ser decidida de forma unilateral pelo servidor, não cabendo a ele incorporar essas práticas ao serviço público.

Questão: 1785294

     Ano: 2021

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPE-AP

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2021 - MPE-AP - Analista Ministerial - Especialidade: Psicologia |

Acerca dos desafios da gestão de pessoas no setor público, assinale a opção correta.

1785294 C

O foco aqui é o propósito de capacitação e aprendizado dentro das organizações. O objetivo é, precisamente, abordar as lacunas que existem e aquelas que podem surgir, visando à melhoria e ao desenvolvimento contínuo da instituição.

Questão: 1691973

     Ano: 2020

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2020 - Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE - Assistente Administrativo |

Na gestão de pessoas, um dos meios de recrutamento de um servidor público para exercer um cargo comissionado é o recrutamento interno. Entretanto, uma das desvantagens dessa modalidade de recrutamento é que

1691973 D

Recrutamento interno consiste no preenchimento de vagas disponíveis com profissionais que já fazem parte do quadro funcional da organização. Nessa abordagem, dá-se preferência aos colaboradores da casa, partindo-se do princípio de que eles já estão familiarizados com os processos e a cultura da empresa. Esse tipo de recrutamento se dá por meio de promoções ou transferências para novos cargos ou funções.

Entretanto, o recrutamento interno apresenta algumas desvantagens, tais como:

– Pode gerar expectativas elevadas no colaborador interessado, o que pode interferir negativamente em seu desempenho na função atual;

– Existe o risco de tensões e rivalidades entre colegas de trabalho;

– Um bom desempenho em um cargo não garante que o mesmo colaborador terá igual rendimento em outro;

– Esse modelo limita a entrada de novos talentos, restringindo o acesso a pessoas com experiências externas;

– Pode causar frustração e reações negativas por parte dos colaboradores que não forem selecionados para a vaga;

– A inovação e a criatividade da equipe podem ser prejudicadas pela ausência de perspectivas externas;

– Há uma limitação no número de candidatos, já que apenas os internos participam da seleção;

– Alguns gestores podem apresentar resistência em liberar colaboradores com bom desempenho para outras áreas da organização;

– A movimentação interna gera um novo posto vago, já que a função anterior do profissional promovido ou transferido precisa ser novamente ocupada.

Questão: 1691962

     Ano: 2020

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2020 - Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE - Auxiliar de Arquivo |

A respeito de conceitos e definições da gestão da informação e da gestão do conhecimento, julgue os itens a seguir. I Mapa de conhecimento é um instrumento da gestão do conhecimento. II A gestão da informação tem como objeto o conhecimento tácito ou subtendido. III Em uma organização, a gestão do conhecimento pode ser aplicada pontualmente ou incluir numerosas competências. IV Os conceitos de gestão da informação e de gestão do conhecimento são divergentes. Assinale a opção correta.

1691962 A

Embora os conceitos de gestão do conhecimento e gestão da informação possam parecer semelhantes à primeira vista, suas definições se distinguem claramente em relação a seus propósitos. A gestão da informação se refere à administração de dados que são colocados em contexto, como, por exemplo, uma ata de reunião no âmbito de uma comissão. Já a gestão do conhecimento envolve uma análise intelectual das informações com o intuito de gerar novo conhecimento a partir delas. Um exemplo disso seria a avaliação de um conjunto de documentos contendo mapas arquitetônicos para desenvolver um modelo arquitetônico sustentável inovador.

Este assunto explora as diferenças e similaridades entre gestão do conhecimento e gestão da informação.

I. Os mapas do conhecimento têm como objetivo representar graficamente o conhecimento relacionado a uma atividade específica. Correto.

II. O conhecimento tácito refere-se à construção individual e pessoal que uma pessoa desenvolve sobre um tema particular. Por outro lado, a gestão da informação é voltada para o conhecimento explícito, que lida com signos, como sons e palavras. Incorreto.

III. A decisão depende do objetivo inicial: se for desejado um resultado específico em uma única competência, o foco deve ser direcionado a isso. Se a intenção for mais ampla, pode-se aplicar a diversas competências. Correto.

IV. Embora as áreas de atuação, os objetos e as atividades realizadas sejam distintos, isso não implica que haja uma divergência entre elas. A gestão da informação produz dados, enquanto a gestão do conhecimento transforma esses dados em novas informações. Existe uma diferenciação, mas uma não substitui a outra. Incorreto.

Questão: 1678799

     Ano: 2021

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CODEVASF

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2021 - CODEVASF - Analista em Desenvolvimento Regional - Psicologia |

Com relação à psicodinâmica do trabalho, à saúde do trabalhador e à ergonomia, julgue o item a seguir. Os programas de qualidade de vida no trabalho (QVT) que atuam com ações antiestresse e relação de atividades predeterminadas são contrários ao que preconiza a ergonomia, uma vez que não têm como foco a adaptação do trabalho ao ser humano, mas práticas assistencialistas.

1678799 A

Assistencialistas – que amenizam apenas os problemas

Ergonomia – é a postura e o conforto ao trabalho, atua na causa dos problemas