Questão: 1496

     Ano: 2007

Banca: FCC

Órgão: TRE-MS

Prova:    FCC - 2007 - TRE-MS - Técnico Judiciário - Área Administrativa

Considerando o conceito de hardware, é correto o que se afirma em:

1496 D

Tanto o Modem quanto o Drive são considerados dispositivos de entrada e saída (E/S). O Modem é um dispositovo que modula um sinal digital em uma onda analógica, e que demodula o sinal analógico e o reconverte para o formato digital. O Drive, funciona como um disco comum, ou seja, permite leitura e gravação de dados, com a vantagem de permitir o transporte das informações com muita facilidade.

Questão: 2353790

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CNPQ

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - CNPQ - Analista em Ciência e Tecnologia Pleno I - Especialidade: Administração de Pessoal |

Julgue o próximo item, a respeito de gestão por competências, avaliação de desempenho, cultura organizacional e recrutamento e seleção. Entre os benefícios do recrutamento interno para a organização, incluem-se celeridade e economia no preenchimento da vaga, motivação para os colaboradores e aproveitamento de investimentos em treinamento.

2353790 A

Também são benefícios do recrutamento interno: Redução de custos: o recrutamento interno geralmente é mais barato do que o recrutamento externo, pois não envolve gastos com anúncios, agências de recrutamento e avaliação de currículos de candidatos de fora da empresa. Maior comprometimento dos funcionários: os funcionários que são promovidos internamente tendem a ser mais comprometidos com a empresa, pois sentem que foram reconhecidos pelo seu trabalho e esforço. Maior conhecimento sobre os funcionários: o gestor de recursos humanos já conhece os funcionários atuais e sabe quais são os seus pontos fortes e fracos, o que facilita a tomada de decisão na hora de escolher o candidato mais adequado para o cargo ou função. Maior facilidade de integração: os funcionários que já fazem parte da empresa já estão familiarizados com a cultura organizacional, o que facilita a sua adaptação ao novo cargo ou função.

Questão: 732006

     Ano: 2016

Banca: FUNIVERSA

Órgão: IF-AP

Prova:    Provas: FUNIVERSA - 2016 - IF-AP - Técnico em Tecnologia da Informação | FUNIVERSA - 2016 - IF-AP - Técnico em Laboratório - Informática |

Processamento de dados é a transformação de determinadas informações em outras, ou nas mesmas, de forma diferente, tendo como objetivo atingir um resultado. O tipo de processamento em que se utilizam dispositivos eletrônicos para transformar as informações como, por exemplo, um computador é o processamento

732006 C

Também denominado Processamento automático de dados (PAD), ou Processamento eletrônico de dados (PED) as atividades que utilizam a computação em seu processo. No entanto, foi justamente o advento dos computadores que dinamizou de tal forma o tratamento das informações que, a partir daí, é que se vulgarizou a terminologia Processamento de dados; de modo que a essa denominação, se associa, no presente, a idéia do emprego de computadores.É o tratamento sistemático de dados, através de computadores e outros dispositivos eletrônicos, com o objetivo de ordenar, classificar ou efetuar quaisquer transformações nos dados, segundo um plano previamente programado, visando a obtenção de um determinado resultado. De modo geral, um processamento se realiza de acordo com o esquema abaixo: A entrada (input): Se refere a algum dado de entrada do processamento, são valores onde o processo irá atuar. Como por exemplo, um arquivo enviado para um compressor de dados. O processamento: É onde os dados de entrada serão processados para gerar um determinado resultado. O computador executa o arquivo. (Outros exemplos: o cálculo salarial, uma complexa expressão matemática, ou até mesmo uma simples movimentação de dados ou comparação entre eles). No caso do processamento computadorizado esta tarefa é realizada por meio de um algoritmo escrito numa linguagem de programação que é compilado e gera o código de um programa responsável pelo processamento. A saída (output). É simplesmente o resultado de todo o processamento, em todo processamento temos dados gerados como resultado, essas saídas, podem ser impressas na tela, em papel, armazenadas em um arquivo, ou até mesmo servir como entrada para um outro processo. O computador exibe os resultados obtidos na tela.

Questão: 801864

     Ano: 2017

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Prefeitura de Fortaleza - CE

Prova:    CESPE - 2017 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Procurador do Município

Julgue o item seguinte, com base no que dispõe o CPC sobre atos processuais, deveres das partes e dos procuradores e tutela provisória. Conforme o STJ, em observância ao princípio da boa-fé objetiva, o reconhecimento, pelo juiz, de sua suspeição por motivo superveniente tem efeitos retroativos e acarreta nulidade dos atos processuais praticados em momento anterior ao fato que tiver dado ensejo à suspeição.

801864 B

Suspeição por motivo superveniente não anula atos processuais anteriores A declaração pelo magistrado (“autodeclaração”) de suspeição por motivo superveniente não tem efeitos retroativos, não importando em nulidade dos atos processuais praticados em momento anterior ao fato ensejador da suspeição. STJ. 1ª Seção. PET no REsp 1.339.313-RJ, Rel. Min. Sérgio Kukina, Rel. para acórdão Min. Assusete Magalhães, julgado em 13/4/2016 (Info 587).

Questão: 1324653

     Ano: 2017

Banca: FAUEL

Órgão: Câmara de Mangueirinha - PR

Prova:    FAUEL - 2017 - Câmara de Mangueirinha - PR - Procurador Legislativo

A chamada “fidelidade partidária” propõe um princípio de pertencimento do cargo eletivo ao partido, importando no desprovimento do cargo quando o candidato eleito rompa, de forma imotivada e deliberada, com o vínculo partidário que assumira. Considerando as regras jurídicas a respeito da chamada “infidelidade partidária”, notadamente a interpretação atribuída pelo Supremo Tribunal Federal (Mandados de Segurança n. 26.602, 26.603 e 26.604 e ADI 5.081/DF) às resoluções do Tribunal Superior Eleitoral sobre o tema, julgue a Verdade (V) ou Falsidade (F) das afirmações abaixo: I- Caso um prefeito ou um vereador, eleitos por uma determinada legenda, no curso de seus mandatos, venham, sem justificativa, a associarem-se a outra, terão, seus partidos originais, direito a reclamar a vaga, acarretando a perda do mandato. II- Caso um governador ou um senador, eleitos por uma determinada legenda, no curso de seus mandatos, venham, sem justificativa, a associaremse a outra, não terão, seus partidos originais, direito a reclamar a vaga, ou seja, o ato não acarretará a perda do mandato. III- A desfiliação do partido pelo qual disputou as eleições e o posterior ingresso em outra agremiação partidária não caracteriza hipótese de “infidelidade partidária” capaz de gerar a perda do mandato, independentemente da natureza do sistema eleitoral adotado (proporcional ou majoritário). Assinale a alternativa que expresse a sequência correta de julgamento:

1324653 A

Súmula-TSE nº 67 – A perda do mandato em razão da desfiliação partidária não se aplica aos candidatos eleitos pelo sistema majoritário. Lei 9096, Art. 22-A. Perderá o mandato o detentor de cargo eletivo que se desfiliar, sem justa causa, do partido pelo qual foi eleito. (Incluído pela Lei nº 13.165, de 2015) Parágrafo único. Consideram-se justa causa para a desfiliação partidária somente as seguintes hipóteses: (Incluído pela Lei nº 13.165, de 2015) (rol taxativo, para a doutrina) I – mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; (Incluído pela Lei nº 13.165, de 2015) II – grave discriminação política pessoal; e (Incluído pela Lei nº 13.165, de 2015) III – mudança de partido efetuada durante o período de trinta dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição, majoritária ou proporcional, ao término do mandato vigente. (Incluído pela Lei nº 13.165, de 2015)