Questão: 301988

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-MA

Prova:    CESPE - 2013 - TJ-MA - Juiz

Considerando a composição e o funcionamento dos órgãos da justiça eleitoral, assinale a opção correta.

301988 D

Sobre o TRE assim determina a Constituição Federal: Art. 120. Haverá um Tribunal Regional Eleitoral na Capital de cada Estado e no Distrito Federal. § 1º – Os Tribunais Regionais Eleitorais compor-se-ão: I – mediante eleição, pelo voto secreto: a) de dois juízes dentre os desembargadores do Tribunal de Justiça; b) de dois juízes, dentre juízes de direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça; II – de um juiz do Tribunal Regional Federal com sede na Capital do Estado ou no Distrito Federal, ou, não havendo, de juiz federal, escolhido, em qualquer caso, pelo Tribunal Regional Federal respectivo; III – por nomeação, pelo Presidente da República, de dois juízes dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça.

Questão: 998877

     Ano: 2019

Banca: IESES

Órgão: TJ-SC

Prova:    IESES - 2019 - TJ-SC - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Provimento - Prova Anulada

A Administração Pública em sentido subjetivo encerra:

998877 C

Sobre o tema, Maria Sylvia Di Pietro assim se manifestou: “(…)pode-se definir Administração Pública, em sentido subjetivo, como o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas aos quais a lei atribui o exercício da função administrativa do Estado.”

Questão: 472172

     Ano: 2014

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Câmara dos Deputados

Prova:    CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Consultor Legislativo Área XXI

No que se refere aos poderes da República e à organização do Estado, julgue o  item  que se segue. Lei complementar estadual que conceda, independentemente de qualquer ato formal de licença ou autorização, porte de arma aos procuradores do Estado usurpará competência legislativa privativa da União.

472172 A

Sobre o tema, importante destacar julgamento da ADI 2.729/RN, em ue o Ministro do STF, Gilmar Mendes, assim manifestou: “Nesse sentido, compete privativamente à União, e não aos Estados, determinar os casos excepcionais em ue o porte de arma de fogo não configura ilícito penal, matéria prevista no art. 6º da Lei n. 10.826/03. Tenho a compreensão da necessidade especial ue algumas carreiras têm do porte funcional de arma, considerando o exercício de atividades ue lidam diariamente com situações de efetiva ameaça” (DJ 19/06/2013).

Questão: 301992

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-MA

Prova:    CESPE - 2013 - TJ-MA - Juiz

Com relação aos tipos de voto e seus efeitos, assinale a opção correta.

301992 A

Sobre o tema, importante citar jurispudência do TSE: RECURSO ELEITORAL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. PEDIDO DE REALIZAÇÃO DE NOVAS ELEIÇÕES. CANDIDATO A PREFEITO. SEGUND O COLOCADO NO PLEITO. REGISTRO CASSADO APÓS A S ELEIÇÕES. CONDUTA VEDADA (ART. 73, VI, 6, DA LEI N° 9.504/97). NULIDADE DE MAIS DA METADE DOS VOTOS VÁLIDOS. NÃO-OCORRÊNCIA. SEGUIMENTO NEGADO. AGRAVO REGIMENTAL DESPROVIDO. – Não pode pleitear a declaração de nulidade aquele que lhe deu causa (alternativa D) (art. 219, parágrafo único, do CE). – Nos termos do art. 224 do CE e da jurisprudência do TSE, somente há nova eleição se a nulidade atingir mais da metade dos votos válidos (alternativa A). – Para fins de aplicação do dispositivo (art. 224, CE), não se somam aos votos anulados em decorrência da prática de conduta vedada, os votos nulos por manifestação apolítica de eleitores (alternativa B). Precedentes (REspe n° 25.585/GO e MS n° 3.438/SC). – Agravo regimental desprovido. (Ac. de 9.8.2007 no AgRgAg nº 6.505, rel. Min. Gerardo Grossi.) A alternativa C, por sua vez está incorreta, pois de acordo com o art. 5º da Lei de Eleições, “nas eleições proporcionais, contam-se como válidos apenas os votos dados a candidatos regularmente inscritos e às legendas partidárias”.

Questão: 1955716

     Ano: 2022

Banca: Quadrix

Órgão: CFFA

Prova:    Quadrix - 2022 - CFFA - Técnico Administrativo |

Acerca dos serviços públicos, julgue o item. O princípio da continuidade indica que os serviços públicos não devem sofrer interrupção, ou seja, sua prestação deve ser contínua, a fim de evitar que a paralisação provoque um colapso nas múltiplas atividades particulares.

1955716 A

Sobre o princípio da continuidade afirma José dos Santos Carvalho Filho o seguinte: Esse princípio indica que os serviços públicos não devem sofrer interrupção, ou seja, sua prestação deve ser contínua para evitar que a paralisação provoque, como às vezes ocorre, colapso nas múltiplas atividades particulares. A continuidade deve estimular o Estado ao aperfeiçoamento e à extensão do serviço, recorrendo, quando necessário, às modernas tecnologias, adequadas à adaptação da atividade às novas exigências sociais(CARVALHO FILHO. J. S. Manual de Direito Administrativo. 28ª ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 343)