Questão: 994281

     Ano: 2019

Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)

Órgão: DPE-MG

Prova:    FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - DPE-MG - Defensor Público |

Leia o texto a seguir. Diante da apropriação e utilização em massa das novas tecnologias da informação, pode-se perceber alterações diretas no que tange ao comportamento humano, questões contratuais, influência sobre a democracia, nos meios de prova, etc. Por envolver o aspecto de uma sociedade e economia informacional, dados ficam sob permanente vigilância e apropriação, seja(m) sob o aspecto on-line e / ou off-line. Assim, conclui-se que se está diante de uma nova vulnerabilidade, a digital, sob a qual deve-se ater às legislações de proteção de dados de forma geral, setorial e daquelas integradas parcialmente nas codificações. Sob amplo espectro, tais legislações têm por objetivo garantir e proteger, no âmbito do tratamento de dados pessoais, a dignidade e os direitos fundamentais da pessoa natural, particularmente em relação a sua liberdade, privacidade, intimidade, honra e imagem. Considerando tal contexto analise as afirmativas a seguir. I. É lícita a apreensão do celular quando efetuada no ato da prisão em flagrante, bem como o acesso aos dados nele contido quando existente autorização para perícia do seu conteúdo. II. Tratando-se de abertura de contrato bancário, a impossibilidade de contratação do serviço sem a opção de negar o compartilhamento dos dados do consumidor não se revela exposição que o torna indiscutivelmente vulnerável, já que o serviço é facultativo. III. A circunstância de se exigir os dados documentais, a exemplo do CPF, para viabilizar formação de cadastro perante farmácias gerando desconto não pode ser considerada abusiva, caso seja facultativa ou, não sendo, exista um real programa que gere benefícios ao consumidor, assim como seja esclarecido a finalidade do tratamento de dados, modo de retificação e exclusão e se há, ou não, repasse de dados a terceiros e a opção de aceite ou discordância de todos os itens. IV. O sistema de transporte público ao utilizar “portas interativas digitais”, visando identificar o estado emocional das pessoas, gênero e faixa etária para venda de tais dados para terceiros e, então, direcionar suas estratégias de publicidade a partir das reações identificadas, não pode ser considerado abusivo, já que se trata de espaço público e somente a coleta de dados de imagens de crianças é que exige autorização, seja dos pais e / ou responsáveis. Apresenta(m) contexto(s) em que não se garante nem tampouco se protege tais direitos a(s) afirmativa(s)

994281 C

Se o telefone celular foi apreendido em busca e apreensão determinada por decisão judicial, não há óbice para que a autoridade policial acesse o conteúdo armazenado no aparelho, inclusive as conversas do Whatsapp. Para a análise e a utilização desses dados armazenados no celular não é necessária nova autorização judicial. A ordem de busca e apreensão determinada já é suficiente para permitir o acesso aos dados dos aparelhos celulares apreendidos. STJ. 5ª Turma. RHC 77.232/SC, julgado em 03/10/2017.

Questão: 1149339

     Ano: 2020

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPE-CE

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2020 - MPE-CE - Analista Ministerial - Direito |

Acerca dos princípios aplicáveis ao direito penal e das disposições gerais acerca dos crimes contra o patrimônio, contra a dignidade sexual e contra a administração pública, julgue o item a seguir. Situação hipotética : Maria, de sessenta e oito anos de idade, e Teresa, de cinquenta e quatro anos de idade, são irmãs e residem no mesmo endereço. Na ocasião de uma festividade familiar, Teresa se aproveitou de um descuido de Maria e acabou por subtrair-lhe a bolsa. Assertiva : Nos termos do Código Penal, o processamento do crime de furto praticado por Teresa dependerá de representação de Maria.

1149339 B

Se o crime for praticado contra um idoso ou se for um roubo, extorsão, ou envolver violência grave, as regras dos artigos 181 e 182 não se aplicam. O inciso II, por sua vez, exclui da abrangência desses artigos o cúmplice do delito. Isso significa que, se dois indivíduos cometem um crime em conjunto, os artigos 181 e 182 aplicam-se somente ao parente da vítima, não ao cúmplice que não tenha relação de parentesco com a vítima.

Questão: 1060396

     Ano: 2019

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-AM

Prova:    CESPE - 2019 - TJ-AM - Analista Judiciário - Direito

Pedro, com vinte e dois anos de idade, e Paulo, com vinte anos de idade, foram denunciados pela prática de furto contra Ana. A defesa de Pedro alegou inimputabilidade. Paulo confessou o crime, tendo afirmado que escolhera a vítima porque, além de idosa, ela era sua tia. Com relação a essa situação hipotética, julgue o item subsecutivo, a respeito de imputabilidade penal, crimes contra o patrimônio, punibilidade e causas de extinção e aplicação de pena. Uma vez que a vítima é tia de Paulo, a ação penal será pública condicionada a representação.

1060396 B

Se o crime for praticado contra um idoso ou se for um roubo, extorsão, ou envolver violência grave, as regras dos artigos 181 e 182 não se aplicam. O inciso II, por sua vez, exclui da abrangência desses artigos o cúmplice do delito. Isso significa que, se dois indivíduos cometem um crime em conjunto, os artigos 181 e 182 aplicam-se somente ao parente da vítima, não ao cúmplice que não tenha relação de parentesco com a vítima.

Questão: 489293

     Ano: 2009

Banca: FCC

Órgão: DPE-PA

Prova:    FCC - 2009 - DPE-PA - Defensor Público

Para os efeitos do Código Penal em relação ao Estatuto do Idoso

489293 C

Se o crime é praticado contra pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.” (este dispositivo legal foi inserido pelo Estatuto do Idoso – que assim considera as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos)

Questão: 293946

     Ano: 2013

Banca: ESAF

Órgão: DNIT

Prova:    ESAF - 2013 - DNIT - Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes - Estradas

Os elementos de uma matriz A 3X2 , isto é, com três linhas e duas colunas, são dados por: Em que j i a representa o elemento da matriz A3X2 localizado na linha i e coluna j. Então, a soma dos elementos da primeira coluna de A 3X2 é igual a:

293946 D

Se i = j, então aij = (i+j)2 Se i≠ j, então aij = i2+j2 a11 = (1+1)2 = 4 a21 = 22+12 = 4 + 1 = 5 a31 = 32+12 = 9 + 1 = 10 Soma dos elementos da 1ªcoluna: a11, a21, a31 = 4 + 5 + 10 = 19