Questão: 979818

     Ano: 2019

Banca: INSTITUTO AOCP

Órgão: UFPB

Prova:    INSTITUTO AOCP - 2019 - UFPB - Administrador

Assinale a alternativa que apresenta uma das características da administração pública indireta.

979818 D

São algumas das características comuns aos entes da Administração Indireta: – Personalidade jurídica própria; – Patrimônio próprio; – Autonomia administrativa e financeira; – Necessidade de lei específica para sua criação, seja lei criadora ou autorizadora; – Controle exercido pelo ente da Administração Direta, no que tange ao cumprimento de suas finalidades essenciais.

Questão: 634527

     Ano: 2016

Banca: FUNCAB

Órgão: SEGEP-MA

Prova:    FUNCAB - 2016 - SEGEP-MA - Agente Penitenciário

A doutrina majoritária classifica as hipóteses de inelegibilidade em absolutas e relativas. No que tange às inelegibilidades absolutas , são absolutamente inelegíveis os:

634527 D

São absolutamente inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos. Assim prevê a Constituição Federal: Art. 14, § 4º: “São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos”. Para esclarecimento, os inalistáveis são aueles ue não exercem a capacidade eleitoral ativa. Nos termos do art. 14, § 2º, CR/88, são inalistáveis os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.

Questão: 381923

     Ano: 2010

Banca: PC-SP

Órgão: PC-SP

Prova:    PC-SP - 2010 - PC-SP - Escrivão de Polícia Civil

São considerados princípios básicos da lógica bivalente:

381923 B

São 3 os princípios fundamentais que regem a lógica: PRINCÍPIO DO TERCEIRO EXCLUÍDO: Toda proposição ou é verdadeira ou é falsa, não havendo terceira possibilidade. PRINCÍPIO DA NÃO CONTRADIÇÃO: Toda e qualquer proposição não poderá ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo. PRINCÍPIO DA IDENTIDADE: Cada coisa é aquilo que é e nada mais. Toda proposição será identica a si mesma. A é A

Questão: 1211774

     Ano: 2015

Banca: FCC

Órgão: TRT - 9ª REGIÃO (PR)

Prova:    

Sobre o salário mínimo, considere: I. O salário mínimo, fixado em lei, é nacionalmente unificado, e deve ser capaz de atender às necessidades vitais básicas do trabalhador e de sua família exclusivamente com moradia, alimentação, educação, saúde, vestuário, transporte e previdência social, com efetivação de dignidade humana.   II. A proibição de vinculação do salário mínimo para qualquer fim não impede a sua utilização como índice de correção de contratos.   III. O piso salarial é fixado em convenção ou acordo coletivo de trabalho ou em sentença normativa, constituindo um valor mínimo de salário que pode ser pago a trabalhador integrante de categoria profissional.   IV. Visando a manutenção do seu poder aquisitivo, o salário mínimo deve ter reajustes periódicos.   V. Salário profissional, fixado por norma coletiva, corresponde ao valor mínimo de salário que pode ser pago aos integrantes de determinada categoria profissional diferenciada, em razão das peculiaridades do trabalho que executam e das condições de vida singulares a que estão submetidos.   Está correto o que se afirma APENAS em

1211774 D

SALÁRIO MÍNIMO LEGAL: Traduz o parâmetro salarial mais baixo que se pode pagar a um empregado no mercado de trabalho no País (art. 7, IV, CRFB); SALÁRIO PROFISSIONAL: Traduz parâmetro salarial mais baixo que se pode pagar a um empregado no contexto de determinadas profissões, legalmente especificadas (ilustrativamente, Lei n . 3999/61, criando o salário profissional de médicos e cirurgiões-dentistas); SALÁRIO-NORMATIVO: corresponde ao parâmetro salarial mais baixo que se pode pagar a um empregado no contexto de determinada categoria profissional (art. 611, CLT), segundo fixado em sentença normativa ou em convenção ou acordo coletivo de trabalho; PISO SALARIAL: A expressão piso salarial visa a atender situações de fixação de parâmetros salariais mínimos em certas categorias profissionais. O piso salarial traduz o patamar mínimo de contratação em certa categoria, à luz do respectivo instrumento normativo (art. 7, V, CRFB). A esse respeito, a LC 103/2000, autorizou, mediante iniciativa do Poder Executivo, que Estados e DF instituíssem piso salarial para os empregados que não tenham piso salarial definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho.

Questão: 829069

     Ano: 2017

Banca: FGV

Órgão: IBGE

Prova:    FGV - 2017 - IBGE - Analista Censitário - Recursos Humanos |

O planejamento estratégico de gestão de pessoas refere-se à forma pela qual a função de gestão de pessoas contribui para o atingimento dos objetivos organizacionais, alinhando as competências individuais às competências organizacionais. O planejamento estratégico dos processos de gestão de pessoas deve, então, derivar da estratégia organizacional e a ela alinhar-se. Assim, a uma estratégia organizacional conservadora e defensiva deve corresponder uma estratégia de gestão de pessoas, no que se refere às recompensas, voltada, entre outros aspectos, para:

829069 A

Salário Baseado no Cargo é uma característica de organizações mecanicistas, burocráticas, conservadoras e com estratégias defensivas. As demais alternativas estão associadas a organizações mais modernas, flexíveis, que operam em mercados dinâmicos.