Questão: 11030

     Ano: 2008

Banca: MPT

Órgão: PGT

Prova:    PGT - 2008 - PGT - Procurador | MPT - 2008 - MPT - Procurador do Trabalho - Objetiva |

Analise as assertivas a seguir: I - na hipótese de o trabalhador portuário avulso ser contratado por prazo indeterminado, por operador portuário, seu registro junto ao Órgão Gestor de Mão de Obra será cancelado; II - os trabalhadores avulsos poderão se reunir em cooperativa, para atuar como operador portuário, hipótese em que serão excluídos da escala rodiziária dos avulsos e terão cancelados os seus registros; III - compete tanto ao operador portuário quanto ao Órgão Gestor de Mão de Obra a fiscalização da presença dos trabalhadores portuários avulsos efetivamente escalados, nos locais de trabalho. Assinale a alternativa CORRETA:

11030 A

Referências normativas atualizadas à Lei do Trabalho Avulso Portuário (Lei 12.815/2013): I – incorreta – não há incompatibilidade entre a permanência do registro como avulso portuário e a contratação com vínculo empregatício por prazo indeterminado -> art. 40, § 2º da Lei 12.815/2013: A contratação de trabalhadores portuários de capatazia, bloco, estiva, conferência de carga, conserto de carga e vigilância de embarcações com vínculo empregatício por prazo indeterminado será feita exclusivamente dentre trabalhadores portuários avulsos registrados. OBS: lembrar da diferença de registro e cadastro do portuário avulso -> primeiro se cadastra (só depende de habilitação mediante treinamento) e depois se registra (depende de prévia seleção por parte do OGMO) II – verdadeiro – art. 29 da Lei 12.815/2013: As cooperativas formadas por trabalhadores portuários avulsos, registrados de acordo com esta Lei, poderão estabelecer-se como operadores portuários. III – falso – salvo melhor juízo, não há mais referência normativa direta. Acho que o dispositivo legal mais próximo seria o art. 32, I, da Lei 12.815: Art. 32. Os operadores portuários devem constituir em cada porto organizado um órgão de gestão de mão de obra do trabalho portuário, destinado a:I – administrar o fornecimento da mão de obra do trabalhador portuário e do trabalhador portuário avulso;

Questão: 2010875

     Ano: 2019

Banca: FUNDATEC

Órgão: IMESF

Prova:    FUNDATEC - 2019 - IMESF - Agente de Combate às Endemias |

Qual alternativa contém uma referência mista do programa Calc, do Pacote LibreOffice 5.0, instalado em sua configuração padrão?

2010875 E

Referência relativa: D1 Referência mista: $D1 ou D$1 (SOMENTE 1 $ na referência) Referência absoluta: $D$1 (Dois $ na referência)

Questão: 1848492

     Ano: 2021

Banca: IADES

Órgão: CAU - MS

Prova:    IADES - 2021 - CAU - MS - Profissional de Suporte Técnico |

Quando o texto constitucional de 1988 assegura que é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença, a Constituição está se referindo ao direito

1848492 D

Refere-se à liberdade de expressão. Inteligência do artigo 5º, inciso X, CR/88, “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.

Questão: 655174

     Ano: 2016

Banca: FUNRIO

Órgão: IF-PA

Prova:    

Segundo a Constituição Federal de 1988, constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil

655174 A

Reduzir as desigualdades sociais e regionais se refere a um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil previsto no art. 3º, da CR/88.

Questão: 953819

     Ano: 2018

Banca: VUNESP

Órgão: TJ-SP

Prova:    VUNESP - 2018 - TJ-SP - Juiz Substituto |

Em relação à imposição de sanções aos partidos, é correto afirmar que

953819 D

Recursos de origem vedada →fica suspensa a participação no fundo partidário por 1 ano Recursos de origem não mencionada ou esclarecida → fica suspenso o recebimento das quotas do fundo partidário até que o esclarecimento seja aceito pela Justiça Eleitoral Recebimento de doações que ultrapasse os limites previstos → fica suspensa a participação no fundo partidário por 2 anos + MULTA correspondente ao valor que exceder os limites fixados Desaprovação das contas do partido → implicará EXCLUSIVAMENTE a sanção de DEVOLUÇÃO da importância apontada como irregular, acrescida de MULTA de até 20%