Questão: 95243

     Ano: 2009

Banca: FUNIVERSA

Órgão: SEPLAG-DF

Prova:    FUNIVERSA - 2009 - SEPLAG-DF - Analista - Planejamento e Orçamento, FUNIVERSA - 2009 - SEPLAG-DF - Analista - Tecnologia da Informação

Acerca do poder constituinte originário e do poder constituinte de reforma, assinale a alternativa correta.

95243 A

Realmente, de acordo com a alternativa A, o poder constituinte de segundo grau sofre restrições de ordem procedimental . São limitações impostas ao poder constituinte derivado ou de reforma, que é o poder de alterar a Constituição após sua promulgação. No Brasil, essas limitações são estabelecidas no artigo 60 da Constituição Federal, e o parágrafo 5º é um exemplo específico dessa limitação.

Questão: 1860810

     Ano: 2021

Banca: FAFIPA

Órgão: Câmara de Novo Horizonte do Sul - MS

Prova:    FAFIPA - 2021 - Câmara de Novo Horizonte do Sul - MS - Assessor Jurídico |

Acerca das normas constitucionais de eficácia limitada, assinale a alternativa CORRETA:

1860810 C

Realmente, as normas constitucionais de eficácia limitada possuem aplicabilidade indireta, mediata e não integral, pois para que essas normas produzam todos os seus efeitos, é necessário que uma norma infraconstitucional (uma lei ordinária, por exemplo) seja criada para regulamentar e detalhar as disposições da norma constitucional.

Questão: 2491238

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPO

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - MPO - Analista de Planejamento e Orçamento - Especialidade: Desenvolvimento Institucional |

Em relação a desenvolvimento de pessoas e gestão de competências, julgue o item subsequente. O mapeamento das competências avaliadas como essenciais para uma organização pode ser considerado um dos principais insumos para o levantamento e a avaliação das necessidades de treinamento e desenvolvimento e favorecer, ainda, o alinhamento dos interesses individuais aos organizacionais.

2491238 A

Realizar um mapeamento de competências eficaz na gestão de pessoas: Identifique as competências-chave: Determine as habilidades essenciais para cada cargo ou função na organização. Conduza entrevistas e pesquisas: Realize entrevistas com os colaboradores para entender suas habilidades atuais e áreas de desenvolvimento. Pesquisas também podem ser úteis para coletar feedback sobre as competências necessárias para o sucesso no trabalho. Analise o desempenho passado: Revise o desempenho passado dos colaboradores para identificar padrões e áreas de melhoria. Observe as necessidades futuras: Antecipe as mudanças na indústria e no mercado de trabalho para identificar as competências necessárias para o futuro. Priorize as competências: Classifique as competências identificadas com base em sua importância para o sucesso do negócio. Desenvolva planos de desenvolvimento: Com base no mapeamento de competências, crie planos de desenvolvimento individualizados para os colaboradores, visando preencher lacunas de competências e promover o crescimento profissional. Avalie regularmente: Realize avaliações periódicas para acompanhar o progresso dos colaboradores no desenvolvimento de competências e faça ajustes conforme necessário. Integre o mapeamento de competências com outras práticas de gestão de pessoas: Certifique-se de que o mapeamento de competências esteja alinhado com outras práticas de gestão de pessoas, como recrutamento, seleção, treinamento e avaliação de desempenho

Questão: 1121173

     Ano: 2018

Banca: IBADE

Órgão: IPM - JP

Prova:    IBADE - 2018 - IPM - JP - Agente Previdenciário - Assistente de Suporte de Previdência

Sobre o Tempo de serviço ou de contribuição na legislação do IPM JP, julgue os itens a seguir: I. Para efeito de aposentadoria, é assegurada a contagem recíproca do tempo de contribuição na Administração Pública e na atividade privada, rural e urbana, hipótese em que os diversos regimes de previdência social se compensarão financeiramente, segundo critérios estabelecidos em lei. II. Considera-se tempo de contribuição o tempo em que o segurado desenvolveu atividades públicas ou privadas, contado de data a data, desde o início até a data da publicação do ato de vacância por motivo de aposentadoria, óbito ou desligamento das atividades abrangidas pelo Regime Geral de Previdência Social, descontados os períodos atividade privada, os períodos em que se verifique a suspensão ou interrupção de contrato de trabalho, exceto, se nesses períodos o segurado efetuou contribuição ao Regime Geral de Previdência Social, nos termos da legislação própria. III. O tempo de efetivo exercício das funções de magistério na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio é aquele desenvolvido pelo servidor em qualquer atividade docente, seja ela dentro ou fora de sala de aula. Está correto o que se afirma em:

1121173 C

RE 1.039.644. “Para a concessão da aposentadoria especial de que trata o artigo 40, parágrafo 5º, da Constituição, conta-se o tempo de efetivo exercício, pelo professor, da docência e das atividades de direção de unidade escolar e de coordenação e assessoramento pedagógico, desde que em estabelecimentos de educação infantil ou de ensino fundamental e médio”

Questão: 1179406

     Ano: 2019

Banca: Consel Concursos

Órgão: Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP

Prova:    Consel Concursos - 2019 - Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP - Psicólogo |

Identifique a frase com pronome possesivo:

1179406 B

Rasguei meu vestido na porta do seu carro. Pronomes possessivos: meu, minha, meus, minhas, teu, tua, teus, tuas, vosso, vossa, vossos, vossas.