a)O mosaico é constituído pela existência de um conjunto de unidades de conservação de categorias diferentes ou não, próximas, justapostas ou sobrepostas, e outras áreas protegidas públicas ou privadas, cuja gestão do conjunto deverá ser feita de forma integrada e participativa, considerandose os seus distintos objetivos de conservação, de forma a compatibilizar a presença da biodiversidade, a valorização da sociodiversidade e o desenvolvimento sustentável no contexto regional.

b)Os corredores ecológicos correspondem ao entorno de uma unidade de conservação, onde as atividades humanas estão sujeitas a restrições específicas, a fim de minimizar os impactos negativos sobre a unidade.

c)As zonas de amortecimento são porções dos ecossistemas naturais ou seminaturais, ligando unidades de conservação, que possibilitam entre elas o fluxo de genes e o movimento da biota, facilitando a dispersão das espécies e a recolonização de áreas degradadas, bem como a manutenção de populações que demandam para sua sobrevivência áreas com extensão maior do que aquela das unidades individuais.

d)O plano de manejo constitui o conjunto de métodos, procedimentos e políticas que visem à proteção a longo prazo das espécies, habitats e ecossistemas, além da manutenção dos processos ecológicos, prevenindo a simplificação dos sistemas naturais.

a)1 – 2 – 3 – 4.

b)2 – 4 – 1 – 3.

c)1 – 3 – 2 – 4.

d)3 – 4 – 1 – 2.

e)4 – 3 – 2 – 1.

a)Coordenar o SNUC.

b)Divulgar o SNUC.

c)Fiscalizar o SNUC.

d)Acompanhar a implementação do SNUC.

e)Implementar o SNUC, subsidiar as propostas de criação e administrar as unidades de conservação nas suas respectivas esferas de atuação.

a)V F V F

b)F V V F

c)V V F V

d)V F F V

e)F F F V

a)Fóruns regionais e locais.

b)Indicadores de sustentabilidade.

c)Desenvolvimento de linhas de pesquisa por agências de fomento.

d)Linhas de crédito e financiamento específicas de agentes financeiros públicos e privados.

e)Medidas de divulgação, educação e conscientização.

a)Proteger as características relevantes de natureza geológica, geomorfológica, espeleológica, arqueológica, paleontológica e cultural.

b)Considerar as condições e as necessidades das populações locais no desenvolvimento e adaptação de métodos e técnicas de uso sustentável dos recursos naturais.

c)Assegurar os mecanismos e os procedimentos necessários ao envolvimento da sociedade no estabelecimento e na revisão da política nacional de unidades de conservação.

d)Permitir o uso das unidades de conservação para a conservação in situ de populações das variantes genéticas selvagens dos animais e plantas domesticados e recursos genéticos silvestres.

e)Garantir uma alocação adequada dos recursos financeiros necessários para que, uma vez criadas, as unidades de conservação possam ser geridas de forma eficaz e atender aos seus objetivos.

a)Certo

b)Errado

a)V – F – V.

b)V – F – F.

c)F – V – F.

d)F – V – V.

e)F – F – F.

a)O respeito às diversidades locais e regionais é um dos objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

b)Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, reutilização, tratamento dos resíduos sólidos e reciclagem.

c)A legislação correlata deixou de prever planos de gestão integrada de resíduos sólidos com conteúdo simplificado, tendo em vista os princípios da prevenção e da precaução.

d)Cabe ao poder público atuar, subsidiariamente, com vistas a cessar o dano, logo que tome conhecimento de evento lesivo ao meio ambiente relacionado ao gerenciamento de resíduos sólidos.

e)O plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos deve prever a periodicidade de sua revisão, observado o período máximo de 20 (vinte) anos.

a)Todas as afirmativas estão corretas.

b)Estão corretas somente I, II, III, IV e V.

c)Estão corretas somente II, III, V e VI.

d)Estão corretas somente II, III, IV e VI.